terça-feira, 29 de março de 2011

A Seleção do Québec - 3º Parte

5. A Seleção Propriamente Dita

Como dissemos anteriormente, há duas maneiras de seleção: a Seleção por Dossier e a Seleção por Entrevista. Nessa etapa, é exigido dos candidatos a seguinte pontuação para a emissão do Certificado de Seleção do Québec, considerando todos os Fatores:
  • - 55 pontos para requerente sozinho;
  • - 63 pontos para requerente com companheiro(a) que acompanha no processo.
5.1. Seleção por Dossier


A Seleção por Dossier é aquela em que o Certificado de Seleção do Québec é emitido ao candidato sem a necessidade de entrevista. Esse privilégio é dado àqueles que:
  • Obtiveram a pontuação necessária para a Seleção na etapa anterior (55 ou 63 pontos), sem a necessidade da avaliação do Fator 10 – Adaptabilidade e;
  • Seu dossier está completo e não necessita de verificações suplementares (notadamente de seus conhecimentos linguísticos) ou se as informações faltantes podem ser enviadas pelo candidato em no máximo em 90 dias.
Cada vez mais é comum os candidatos receberem uma carta informando que se pode escolher entre fazer a entrevista ou apresentar um teste oficial de Francês. No caso da apresentação de nota suficiente no teste (que é informada para cada candidato na carta), ocorre a Seleção por Dossier e o CSQ é emitido e enviado. Caso contrário ou o candidato opte, ele será convocado para uma entrevista.


5.2. Entrevista de Seleção


Tida como o terror da primeira fase do processo de imigração, a entrevista possui experiências boas e ruins relatadas na internet. Isso depende muito do preparo de cada candidato e também do perfil do entrevistador. Os objetivos dessa etapa são os seguintes:
  • Verificação e atualização da avaliação efetuada na etapa de exame preliminar;
  • Avaliar de maneira mais precisa um ou mais fatores de seleção a fim de assegurar a veracidade das informações apresentadas;
  • Avaliar os conhecimentos linguísticos dos candidatos e validar a autoavalição apresentada na DCS;
  • Avaliar a Adaptabilidade do candidato (Fator 10) a partir de um projeto de imigração, de seus conhecimentos da Província do Québec, de sua sociedade e do exercício de sua profissão.
Todos os originais dos documentos enviados na DCS devem se levados. Caso alguma informação deva ser atualizada, como uma nova formação ou uma avaliação oficial de idiomas, os documentos comprobatórios também devem ser apresentados.


Há relatos diversos sobre como produzir um Projeto de Imigração. O candidato deve dar maior importância ao exercício de sua profissão e ao planejamento dos primeiros períodos no Québec. Não deve ser esquecida a apresentação de seus planos A, B, C, D e por aí vai...


Uma vez aprovado na Entrevista, o conselheiro de imigração irá emitir o CSQ e entregá-lo ao candidato. Há casos de problemas na impressora e caso isso ocorra, o CSQ será enviado por correio. O importante é que o resultado é conhecido na hora.


Caso o candidato não consiga comprovar qualquer informação solicitada, será pedido que ele a apresente em um prazo determinado. Há casos em que os candidatos não conseguem comunicar-se em Francês e pode ser demandado que ele forneça uma atestação de conhecimentos linguísticos, ou seja uma prova oficial.


6. O Certificado de Seleção do Québec


O tão sonhado CSQ é o documento oficial, emitido pelo MICC, que atesta que a pessoa foi selecionada como apta a emigrar na Província do Québec. Ele é emitido em duas vias, sendo que uma deve ficar em posse do candidato e a outra deverá ser enviada junto com a documentação do processo Federal.


O CSQ também é solicitado para o acesso a alguns benefícios no Québec.


Links importantes nessa etapa:

Immigration Québec 

Publications du Québec 

Emploi Québec 

Classification Nationale des Professions 

Statistique Canada

Portais das regiões e das cidade onde se deseja morar
Sites das Ordens Profissionais



domingo, 27 de março de 2011

Minha Promessa

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam." [1 Coríntios 2.9]

Há momentos na vida que fazem com que a gente pense em voltar atrás. Quando passamos por situações difíceis, ficamos sem atitude sem saber o que fazer, tememos o que esta por vir, não é nada fácil passar por problemas e enfrentar desanimo. Mais não estamos sós, não, não estamos, temos alguém em quem podemos confiar, temos alguém para contarmos os nossos problemas e soluciona-los. Não devemos temer o que tiver que acontecer será porque Deus é que decidiu. Devemos ter a certeza de que Deus proverá, isto é, devemos confiar em Deus e ter fé, sem duvidar, devemos aprender a não se preocupar com o que será do amanhã, ou como solucionar um problema pois assim que entregamos tudo nas mãos de Deus, ele saberá o que fazer como ninguém, Deus em sua infinita sabedoria ele usa meios que nem se passam em nossas mentes para solucionar os nossos problemas e nos abençoar, não podemos imaginar o que Deus pode fazer, com certeza coisas tremendas que nem olhos viram, e nem ouvidos ouviram, o que Deus preparou para nós esta guardado, e em breve vai acontecer aguarde o tempo de Deus pois quando chegar a sua vez ninguém poderá impedir, não desista dos sonhos de Deus, não desista da sua vitória, Deus não se esquece de você, espera em Deus, confia somente e você verá a porta aberta, a solução, a libertação, o milagre, seus sonhos, sua resposta.
Pois diz a palavra do senhor em Isaías 40 v 28-31


28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.



29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.



30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,



31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

Deus não desiste de você, Deus é contigo e ele quer te abençoar, o nosso Deus não quer ver ninguém frustrado e nem derrotado, ele é pai e tem o melhor para você, por isso você pode esperar nele e descansar, exaltar seu nome e glorificar. Quando te faltar forças, deixe o que esta fazendo e vai pra casa de Deus, ouvir a palavra, louvar ao senhor, glorificar pensar em coisas boas, lá você só vai ouvir palavras que edificam, coisas boas. Tranque-se no seu quarto, converse com Deus, comece a louvar, a orar, cante um louvor, sim cante, mesmo com o coração apertado, mesmo sem vê a saída, mesmo desanimado louve ao senhor, busque encontrar forças em Deus e daqui a pouco sua vitória chegará. Espere em Deus e você Verá a sua benção chegar. Não tente entender o que Deus vai fazer, apenas confie, apenas faça sua parte. E não se esqueça de que Deus sabe o que você esta passando, e quer te ajudar, basta você ter fé, acreditar, sem duvidar, sem murmurar, lançar fora a ansiedade, Deus quer te ver feliz, liberto, restaurado, Deus quer restituir o que o diabo lhe roubou, Deus quer restaurar o teu lar, Deus quer cumprir sua promessas, te abençoar e te livrar, é só você esperar e confiar, sem temer. E a sua vez vai chegar, não desista dos seus sonhos até que a vitória seja alcançada, não cesse de orar, não cesse de clamar, não deixe de acreditar, não aceite derrotas, e nem palavras de derrotas, não aceite fracasso você é servo de Deus, é filho de Deus, não nasceu para ser derrotado você nasceu para derrotar o inimigo, por isso agora levante-se do chão não se acomode não, saia do lugar que limita a sua visão, e busque forças em Deus. É a nossa vez de triunfar, por isso então exalte o nome do senhor, comece a louva-lo e glorifica-lo contemple o que Deus tem pra você, não desista agora, vai até o fim. Tome uma injeção de ânimo, comece a alegrar seu coração, mesmo se for difícil faça um esforço, Deus é contigo, ele vai te ajudar. Diz em Isaías João 14v 1
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

E também em João 14v 13 e 14.

13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.


14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.


E também em medite em salmos 139v 1 ao 5.

Então comece a celebrar pois, sua benção vem aí, e ninguém poderá impedir. E lembre-se você é mais do que vencedor, você hoje é vitorioso, glorifique!!!

E quando lhe faltar forças não somente busque a Deus, como também louve a ele e então receba tudo aquilo que o senhor preparou para você.

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Seleção do Québec - 2º Parte

3. Envio da Demanda de Seleçao do Québec

Feitos todos os procedimentos acima falta enviar tudo para o Consulado, incluindo o pagamento das taxas. O modo de envio fica a critério de cada um, Correios, FEDEX ou até mesmo entregar pessoalmente. O endereço de entrega é:

Escritório de Imigração do Québec em São Paulo

Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1511

CJ 151 e 152, 15 Andar

04571-011 São Paulo (SP)

Brasil


Depois é só aguardar um e-mail ou carta de confirmação do recebimento da sua solicitação e mais tarde a data da sua entrevista.

Contatos com o Escritório de Imigração do Québec:

Tel.: (55 11) 5505-0444

Fax: (55 11) 5505-0445

E-mail: formulário do emailouqc.bresil@mri.gouv.qc.ca (Não esquecer de mencionar seu endereço residencial quando utilizarem o correio eletrônico).

4. Exame Preliminar de Seleção
Após enviar sua Demanda de Certificado de Seleção (DCS) para o BIQ-SP, o candidato precisa aguardar pelas disposições iniciais dos agentes de imigração. Sua demanda passará por um exame preliminar que tem como objetivos avaliar:

1 – Se o candidato pode ser selecionado por dossier;
2 – Se o candidato possui os requisitos mínimos de passagem para a etapa da entrevista.

Os Fatores e Critérios que são avaliados pelos agentes de imigração são apresentados a seguir:

Fator 1 – Formação (0 à 28 pontos, mínimo de 2 pontos em Nível de Escolaridade)
  • Critério 1.1 – Nível de Escolaridade(0 à 12 pontos, mínimo de 2 pontos)
Para saber a correspondência entre o seu curso no Brasil e o equivalente no Québec, consulte o GPI-3-1 – Annexe 4 : Tableaux Comparatifs de Diplômes - Brésil. Caso você tenha mais de uma formação, considere a que agrega mais pontos.

  • Critério 1.2 – Domínio de Formação(0 à 16 pontos)
Alguns domínios de formação somam pontos no processo. Tais domínios podem ser consultados no GPI-3-1 – Annexe 1 : Liste de Domaines de Formation de 2009
Fator 2 – Experiência (0 à 8 pontos)
  • Critério 2.1 – Duração da experiência de trabalho qualificado(0 à 8 pontos)
Toda experiência é considerada desde que adquiridas em profissões classificadas no mínimo como D na CNP – Classification Nationale des Professions.
Fator 3 – Idade (0 à 16 pontos)

  • Critéiro 3.1 – Idade do Candidato(0 à 16 pontos)
Fator 4 – Conhecimentos Linguísticos (0 à 22 pontos)
  • Critério 4.1 – Francês(0 à 16 pontos)
  • Critério 4.2 – Inglês(0 à 6 pontos)
Fator 5 – Estadia e Família no Québec (0 à 8 pontos)
  • Critério 5.1 – Estadia(0 à 5 pontos)
  • Critério 5.2 – Família(0 à 3 pontos)
Fator 6 – Características do(a) Esposo(a) ou Companhero(a) (0 à 10 pontos)
  • Critério 6.1 – Nível de Escolaridade(0 à 3 pontos)
  • Critério 6.2 – Domínio de Formação(0 à 4 pontos)
  • Critério 6.3 – Idade(0 à 3 pontos)
  • Critério 6.4 – Conhecimentos Linguísticos(interação oral em Francês, 0 à 6 pontos)
Fator 7 – Oferta de Emprego Válida (0 à 10 pontos)
  • Critério 7.1 – Na Região Metropolitana de Montréal (6 pontos)
  • Critério 7.2 – Fora da Região Metropolitana de Montréal (10 pontos)
Fator 8 – Crianças (0 à 8 pontos)

  • Critério 8.1 – Crianças até 12 anos(4 pontos por criança)
  • Cirtério 8.2 – Crianças entre 13 e 21 anos(2 pontos por criança)
Fator 9 – Capacidade de Autonomia Financeira (0 à 1 ponto, mínimo de 1 ponto)

Fator 10 – Adaptabilidde (0 à 6 pontos, a critério do avaliador)

Maiores informações a respeito de como calcular os pontos em cada um dos Fatores podem ser encontradas no, GPI-3-1 Section 3 ou resumidamente no GPI-3-1 Annexe 3 – Grille Synthèse des Facteurs et Critères Applicables à la Sélection des Travailleurs Qualifiés.

Para se qualificar à etapa de seleção, o candidato deve:

1.Obter ao menos 2 (dois) pontos no critério Nível de Escolaridade

2.Satisfazer a pontuação mínima de empregabilidade, que leva em consideração os Fatores 1 à 7, obtendo, ao menos:

3.42 pontos para requerente sozinho ou;

4.50 pontos para requerente com esposo(a) que acompanha no processo.

- Satisfazer a pontuação mínima do exame preliminar, considerando os Fatores 1 a 9, tendo obtido, ao menos:
- 49 pontos para requerente sozinho ou;
- 57 pontos para requerente com companheiro(a) que acompanha no processo.
- Obter 1 (um) ponto no Fator 9 - Capacidade de Autonomia Financeira

Após a aprovação na seleção preliminar, o candidato recebe uma das correspondências seguintes:

- Carta de Seleção por Dossier
- Carta de Espera por Entrevista
- Carta de Convocação para uma Entrevista



quinta-feira, 24 de março de 2011

A Seleção do Québec - 1° Parte


A etapa de seleção é aquela onde o tão esperado CSQ (Certificado de Seleção do Québec) é emitido. É nessa fase, também, que o planejamento da emigração começa a tomar corpo em função da grande quantidade de informações que a etapa demanda. É nesse momento que se inicia um processo de autoconhencimento e, porque não, de autocontrole, já que a ansiedade é grande...
A fonte oficial das informações aqui apresentadas é o Guide des Procédures d’Immigrations, Composante 3, Chapitre 1 (GPI-3-1). Tenha-o como livro de cabeceira.
Os processos tem sido analisados num prazo curto pelo Bureau de Imigracao do Québec (BIQ) de SP, ainda assim, alguns domínios de formação possuem tratamento acelerado. A lista de tais domínios encontra-se disponível no documento GPI-3-1 – Annexe 2 : Liste des Domaines de Formation Prigilégiés 2009.

1. Preparacao da Documentação

Deve-se anexar os documentos requeridos para o processo:

  • Curriculum vitae do(a) requerente principal e do cônjuge ou companheiro(a).
  • Declaração dos cônjuges ou companheiros, se for casado(a) ou companheiros (pessoas não legalmente casadas que vivem maritalmente desde pelo menos um ano, podem ser do mesmo sexo).
  • Diplomas certificados ou atestados de estudos secundários e/ou colegial e/ou universitário, classificados e grampeados por ordem cronológica decrescente (o documento mais recente deve ser apresentado primeiro) do requerente principal, assim como do(a) cônjuge ou companheiro(a). É inútil enviar atestados de cursos de curta duração (por exemplo cursos de Excel, Word, etc.), pois os mesmos não serão levados em conta.
  • Cópia de todos os boletins de notas para cada um dos anos de estudos, inclusive aquele do ano em curso, exceto para o ensino primário, classificados por ordem cronológica decrescente e grampeados ao diploma correspondente.
  • Comprovantes do emprego atual, assim como dos anteriores até os 5 últimos anos, para o requerente principal e cônjuge ou companheiro(a). Valem como provas os contra-cheques que indiquem a data de entrada na empresa, ou a declaração do imposto de renda do ano anterior, ou uma carta timbrada do(s) empregador(es) indicando o cargo, a data de contratação e a data de demissão, se for o caso. Serve também experiência de estágio regular.
  • Anexar ao seu pedido o Contrat relatif à la capacité d'autonomie financière(PDF) (Contrato relativo à autonomia financeira) devidamente preenchido e assinado pelo requerente principal. Prova de possuir recursos financeiros como, um extrato bancário com a movimentação da conta dos últimos 3 meses. Ou ainda, um documento autenticado por cartório de registro de títulos e documentos que ateste que o requerente principal tenha disponível, ao menos, o valor mínimo exigível em seu patrimônio.

Documentos estatutários :

  • cópia da certidão de nascimento sua e de cada uma das pessoas que o acompanham;
  • cópia da sua certidão de casamento, se você é casado ou, se você é um cônjuge de fato, a comprovação oficial atestando a vida em comum há, pelo menos, um ano (por exemplo: declaração de concubinato, conta bancária conjunta, contrato de aluguel, testamento, documentos comprovando o compartilhamento de responsabilidades, tais como hipoteca, escritura de imóvel, correspondência, faturas e contas em seu nome ou do seu cônjuge, indicando o seu endereço residencial);
  • cópia do livreto de família, se for o caso;
  • cópia da sentença de divórcio, se for o caso, com averbação da atribuição da guarda do(s) filho(s), se for o caso;
Observação : Se você pretende imigrar com um filho de uma união anterior, anexar uma declaração juramentada assinada pelo membro da família que não acompanha os filhos ou a sentença judicial autorizando expressamente a imigração para o Québec do(s) filho(s).

  • cópia da certidão de óbito do cônjuge falecido, se for o caso;
  • fotocópias grampeadas das páginas de identificação do passaporte do requerente e de cada uma das pessoas que o acompanham (com vistos válidos, se houver).
  • para os cidadãos do Brasil, uma fotocópia do seu Cadastro Pessoa Fisica (CPF).
  • Declaração do(s) curso(s) de francês informando as horas de aula freqüentadas. Somente para o requerente principal e para o cônjuge ou companheiro(a). Para comprovar seus conhecimentos linguísticos em francês e acelerar o processo de sua solicitação, anexe à sua Demande de certificat de sélection (DCS – Solicitação de Certificado de Seleção) um dos dois testes reconhecidos pelo Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles (MICC) para que seus conhecimentos lingüísticos em francês sejam avaliados, ou seja,
  • Test d’évaluation du français adapté pour le Québec(TEFAQ - Teste de avaliação do francês adaptado para o Québec) ou
  • Test de connaissance du français pour le Québec(TCFQ - Teste de conhecimento do francês para o Québec)
  • Você também pode apresentar os seguintes atestados: Diplôme d’études en langue française (DELF), Diplôme approfondi de langue française (DALF), Test de connaissance de français (TCF) ou Test d’évaluation du français (TEF).
  • Comprovação de conhecimentos lingüísticos em inglês, anexar ao seu pedido os comprovantes necessários e, se for o caso, os do seu cônjuge ou cônjuge de fato. Estes poderão ser obtidos através de algum teste de avaliação reconhecido, como por exemplo, IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge.
  • Laços de parentesco no Québec: Se algum membro da sua família reside no Québec (cônjuge, cônjuge de fato, pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã, avô ou avó), grampear à sua Déclaration d'un membre de la parenté au Québec(PDF) (Declaração de um membro da família na província do Québec) os seguintes documentos:
  • cópia do seu documento de residência permanente (carte de résident permanent) ou do passaporte canadense ou do documento de cidadania canadense (carte de citoyenneté);
  • cópia do seu último comprovante de recolhimento de impostos (avis de cotization à l’impôt provincial ), ou cópia do contrato de aluguel (se for locatário), ou cópia do imposto territorial (se for proprietário);
  • cópia de documento atestando o vínculo de parentesco com esse membro da sua família (livreto de família, etc.).
  • Para os que residem temporariamente no Canadá: cópia da licença de estada (visto)
  • Qualquer outro documento que você considere importante para o seu processo.

2. Pagamento da taxa para Avaliação da Demanda do CSQ

Depois que todos os formulários estiverem preenchidos e todos os documentos exidos estiverem em mãos falta pagar a taxa para Avaliação do seu Processo:

TRABALHADOR PERMANENTE

CAD$

Requerente principal                        390$
Cônjuge ou companheiro                      150$
Para cada filho a seu encargo                50$

O pagamento das taxas exigidas pode ser efetuado através de cartão de crédito(link com PDF estatico, - link com PDF dinâmico) ou cheque internacional em dólares canadenses, nominal ao Ministre des Finances du Québec, e emitido por um banco canadense credenciado, devendo ser descontado sem custos por um banco no Canadá. Especial atenção para o fato de que agora não serão mais aceitos os cheques de viajem para pagar as taxas exigidas para o tratamento de dossiês.

Atenção

Não serão aceitos: transferências bancárias, ordens de pagamento ou cheques de pessoa física, nem dinheiro em espécie.
Somente será aceita documentação acompanhada do pagamento das respectivas taxas.



quarta-feira, 16 de março de 2011

Porque ir para o Canada?




Esqueça os brasileiros barrados na Inglaterra e na Espanha, esqueça o preconceito sofrido em Portugal, a dificuldade de integração no Japão e a perseguição aos que vivem ilegalmente nos Estados Unidos. Quando chegam ao Canadá, os brasileiros que escolhem ir morar no país mais ao norte do continente americano são bem acolhidos, se integram com a população local e se sentem em casa, tudo como parte de uma política pública que tem o objetivo de atrair estrangeiros em vez de mandá-los embora.

“O Canadá é um país aberto, e nossa integração é muito rápida”, o consultor brasiliense Fabiano Henriques, que se mudou para lá em julho de 2007 e que já se diz adaptado à realidade do país da América do Norte. O motivo, explicam os imigrantes e o próprio governo do país, é a necessidade de atrair profissionais especializados, que estão em falta no país, por conta especialmente do envelhecimento da população.

“Os canadenses nos recebem bem, pois têm necessidade de aceitar imigrantes, precisam de mão-de-obra. A população do país está envelhecendo e eles selecionam os candidatos que querem se mudar para cá, buscam jovens com experiência em áreas em que há carência de profissionais”, disse o analista de segurança de rede de computadores Patrick Duglay, que completou neste sábado dois anos morando no Canadá, na Cidade de Québec.

Segundo ele, o país tem uma estrutura voltada para o imigrante. Logo ao chegar ao Canadá, ele recebe um número de assistência social e uma carteira de residente permanente com quase todos os direitos que o cidadão canadense tem, tirando os de votar e de se candidatar a cargos públicos. “Somos recebidos por um escritório de imigração que nos apresenta à cultura e à sociedade canadenses, ensina como fazer currículo, como se comportar em entrevistas, oferecem aulas de francês e até bolsas para que estudemos o idioma”, disse.

“O Canadá sempre teve imigração aberta, ao contrário dos outros países”, explicou Hector Vilar, produtor da Rádio Canada International, que vive no país há oito anos e que fez uma cobertura de todo o processo de imigração de Duglay e sua mulher. “Existe uma semelhança grande entre o Canadá e o Brasil nesse sentido, de mistura, de convivência com imigrantes. É muito mais fácil ser imigrante na América do que na Europa. Na Europa o imigrante não se integra, ele sempre é imigrante. No Canadá é como no Brasil, o imigrante é incorporado, não é mal-visto.”



Por: G1