sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Palestra


Semana que vem com certeza terei muitas novidades para contar. As palestras sempre são boas e carregadas de informações uteis, quem puder compareça.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Novo Processo

Bom, como já é de conhecimento de quase todos, o processo mudou um pouco (pra não dizer quase tudo) e aos poucos vou postando tudo o que consegui de novidades para que a gente possa, juntos, descobrir se agora vai continuar tranquilo ou se vai ser mais phoda do que nunca.

Quem tiver novidades e quiser ajudar na construção do blog fique a vontade em divulgar sites. Toda ajuda é bem vinda.

Estou preparando uma nova postagem bem bacana com novidades pra gente.

Até breve.


A cidade de MONTREAL.


Bom dia,

Achei este site bem bacana, conta tudo sobre Montreal, acho importante pesquisarmos sobre o local para onde estamos indo (ou pretendemos ir) até mesmo para fazer um bom dossier. O meu está em processo, ia começar a preencher meus papéis hoje, mas como estou pensando em fazer intercâmbio ( você pode conferir tudo em meu outro blog www.bhquebec.blogspot.com ) a menina disse para esperar conseguir o visto primeiro, senão posso não conseguir, lá explico tudo direitinho.

Mas voltando ao assunto, o dossier já está em andamento, quero algo realmente bacana, algo que impressione e mostre que eu sei oque estou fazendo.

Vale a pena conferir.


Segue o site com a reportagem completa: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/montreal.jhtm

Transbordando cultura e com um povo simpático, Montréal é uma das portas de entrada do Canadá
Arte UOL
O Canadá reserva surpresas. Prepare-se para conhecer um país onde nada é igual e, para onde for o seu olhar, ele fará uma descoberta. De pequenos lugarejos a grandes prédios como os encontrados nas metrópoles; de lagos a perder de vista a regiões montanhosas. Um país que aceita dois grandes idiomas: o inglês e o francês. Mas não é só na língua que ele se diferencia, seu povo também é especial.

Segundo maior país do mundo, o Canadá é composto pelas províncias de Alberta, Colúmbia Britânica, Ilha do Príncipe Eduardo, Manitoba, Novo Brunswick, Nova Escócia, Ontário, Quebec, Saskatchewan, Terra Nova e Labrador, Territórios do Noroeste, Yukon e Nunavut. Terra do povo Inuit, e de sua maioria descendentes ameríndios. País da folha de bordo (Maple Leaf) e dos esportes de inverno, o Canadá emociona não só com sua geografia, mas também com sua história.

As terras da província de Quebec foram descoberta pelo francês Jacques Cartier, em 1534, logo batizado de Kébec (passagem estreita). Mais tarde, a província ficou conhecida como Nova França e logo após expandir-se, o rei do país cedeu o território ao controle britânico. O resultado disso foi uma migração em massa de ingleses, irlandeses e escoceses.

Porém esse controle nunca foi aceito por completo pelos franceses. Ainda mais depois do discurso inflamado do então presidente da França, general Charles de Gaulle, em 1967. É comum andar pela província de Quebec e encontrar a expressão francesa em placas de carro "Je Me Souviens" (Eu me lembro, eu me recordo), representando a vontade do povo quebequenho em afirmar a história e a herança francesa na região. O sentimento separatista não foi embora com o passar dos anos. Prova disso foi o resultado do último plebiscito realizado em 1995, onde um pouco mais de 50% da população de Quebec quis permanecer parte do país chamado Canadá.
MONTRÉAL
Beatriz Monteiro/UOL
Rua St-Paul abriga o mercado Bonsecours
Tourisme Montréal
Prédio da La Biosphère d'Environnement Canada
Jean-François Leblanc/Les
A festa Francofolia traz estrelas da música francesa para Montréal
 CONHECE MONTRÉAL? DÊ DICAS
FOTOS DA CIDADE
FRANCOFOLIA


A maior cidade desta província, Montréal, é também a segunda mais populosa do país. Rodeada pelo rio São Lourenço, em seu centro é onde está localizado o "Monte Real". Dividida por ruas bem alinhadas, é fácil se orientar. O sul começa no rio São Lourenço, os números crescem quando se caminha rumo ao norte. O ponto que dividirá as ruas em leste e oeste será o boulevard St-Laurent.

A parte mais antiga da cidade é chamada de Velha Montréal. É também onde encontra-se o porto. Ali, prédios históricos, bons restaurantes e passeios de bicicleta com a família fazem-se presentes. O downtown de Montréal traz também Chinatown e Little Italy, e é onde você poderá respirar mais aliviado, se sua situação ecônomica não permitir muita extravagância, e onde estão os museus da cidade. A região chamada Plateau (Planalto) é um dos lugares mais habitados de Montréal. Casas de estilo vitoriano, cafés, livrarias, galerias de arte e a universidade McGill colaboram para o clima boêmio desse bairro que se estende a dois outros: Mile-End e Outremont. Perfeito para um brunch no domingo. Mais afastada do centro estão as regiões de Cote-des-Neiges, que abriga o morro Monte Real, e Maisonneuve, onde se encontram os parques, como o Jardim Botânico.

Prepare-se para andar. Não há como conhecer Montréal sem uma boa caminhada. Você descobrirá uma cidade cheia de história, com ruas de paralelepípedo, carruagens e muita cultura que transborda pelas ruas. Prepare-se para os mercados a céu aberto e a noite de Montréal. Organize também a sua dieta, pois alguns quilos você deve ganhar. E deixe que a beleza natural, a cultura do lugar e a simpatia desse povo invada seu coração.

GRUPO DE DISCUSSÃO

NO UOL



INFORMAÇÕES E SERVIÇOS


Site do país - canada.gc.ca

Site de turismo do país - www.canada.travel

Site oficial da cidade de Montréal - www.tourisme-montreal.org

Site oficial da parte velha de Montréal - www.vieux.montreal.qc.ca/accueil

Site oficial de turismo do governo de Quebec - www.bonjourquebec.com

Embaixada brasileira - 450 Wilbrod Street, Ottawa, Ontario, tel. 1 (613) 237-1090, fax: 1 (613) 237-6144

Consulado do Brasil em Montréal - 1, Westmount Square, suite 1700, Montréal, Quebec, tel. 1 (514) 499-0968 / 69 / 70, fax: 1 (514) 499-3963, www.consbrasmontreal.org

Idioma - Inglês e Francês

Fuso Horário - Dada a grande extensão territorial, o Canadá possui seis fusos horários, de leste a oeste, com uma diferença de quatro horas e meia de uma costa à outra. Por este motivo, em caso de conexões aéreas entre províncias é importante estar atento aos horários para não perder o voo. Montréal possui três horas a menos em relação ao horário de Brasília. O horário de verão começa no fim de março e termina no começo de novembro. Com isso, Montréal perde uma hora.

DDI - 1

Código de acesso da cidade - 514

Telefone de emergência - 911

Informações turísticas - Para conseguir informações gerais sobre a cidade, disque 311. Nos aeroportos e nos hotéis é comum encontrar guias para acesso a pontos turísticos.

Moeda - Dólar canadense. Veja a cotação da moeda no site economia.uol.com.br/cotacoes.

Taxas - A taxa (tax) cobrada pelo imposto federal chamada "Goods and Services Tax" no Canadá é de 7% e é aplicada sobre o valor da mercadoria comprada e hospedagem. Além disso, há também a taxa provincial de valor variável. É possível obter reembolso da taxa federal. O "Tax refund for visitors" do governo canadense pode ser aplicado a todo viajante estrangeiro. O gasto deverá ser de no mínimo C$ 200 em acomodações e mercadorias, antes da adição das taxas. Vale ressaltar que para mercadorias só são aceitos cupons fiscais no valor maior que C$ 50 (antes da adição da taxa). Tanto no gasto com acomodação, como com mercadoria, o reembolso estará sujeito a algumas condicionalidades. Não há reembolso para prestação de serviço com restaurantes e na compra de bebidas. Mercadorias como o cigarro e combustível não fazem parte. Vale lembrar que mercadorias consumidas ou deixadas no país também não poderão ser reembolsadas. Para abrir o pedido de reembolso é preciso obter um formulário intitulado "Tax Refund for Visitors", que pode ser obtido nos aeroportos, na embaixada ou consulado canadense. E também pela internet através do site www.cra-arc.gc.ca. Depois do cálculo, envie o formulário para "Canada Customs and Revenue Canada":

Visitor Rebate Program
Canada Customs and Revenue Agency
Summerside Tax Centre
Summerside PE
Canada C1N 6C6
O visitante terá um ano para encaminhar a solicitação.

Gorjeta - Nos restaurantes, é comum deixar 15% do valor da conta. Uma dica para não se surpreender com o valor total é fazer o cálculo com as porcentagens de gorjetas e taxas.

É comum "tipar" serviços de lavanderia, delivery e até carregadores de mala (C$1 para cada mala). Não é muito comum dar gorjeta a taxistas. Em bares, ao pedir no balcão, costuma-se deixar C$ 1 ou C$ 2 por bebida, independentemente do seu custo.

Telefone - Em todas as estações de metrô, trem e nas ruas também. Funcionam à base de moeda.

Correio - 157, rue Saint-Antoine Ouest, tel. 1 (514) 3931664

Internet - A maioria dos cafés da cidade tem internet Wi-Fi

Segurança - Montréal é uma cidade muito segura, até no metrô

Voltagem e tomadas - 110 volts

Quando ir - Na primavera que começa a partir do fim de abril, no começo do mês de maio e no outono. Essas são as estações em que a cidade é mais procurada por visitantes.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

DELF e DALF




O DELF e o DALF são os diplomas oficiais expedidos pelo ministério francês da Educação nacional, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros e dos Franceses originários de um país não francófono e não titulares de um diploma de ensino secundário ou superior público francês.

Criados em 1985, eles estão presentes hoje em 154 países e abrangem mais de 900 centros de exame no mundo.

Desde 1° de setembro de 2005, o DELF e o DALF mudaram de acordo com as propostas do Quadro europeu comum de referência para as línguas do Conselho da Europa.

Passam a ser 6 diplomas independentes correspondentes aos 6 níveis do Quadro Europeu de referência para as línguas:

Os diplomas DELF são oferecidos também em uma versão adaptada ao público adolescente, com temas mais apropriados à faixa etária desse público.

Por serem diplomas independentes e não havendo nenhum pré-requisito, o candidato pode se inscrever diretamente para o exame de sua escolha, em função do seu nível.

Em cada um dos níveis, uma série de quatro provas avaliam as quatro competências: compreensão e produção orais e compreensão e produção escritas.

Os certificados do DELF e DALF obedecem:

. as normas internacionais de elaboração de provas (www.alte.org)

. a harmonização do Quadro europeu comum de referência para as línguas (www.coe.int) e são de responsabilidade da Comissão nacional do DELF e do DALF cuja sede é no CIEP-Centre International d’Études Pédagogiques.



INFORME-SE / INSCREVA-SE

Quem?

Qualquer pessoa que quiser valorizar suas competências em francês para fins pessoais ou profissionais. Não há restrições quanto à idade, formação acadêmica ou nacionalidade dos candidatos (exceto a francesa).

Quando?

Nas datas indicadas pelos centros de exames para cada sessão programada. O período e valor da inscrição serão comunicados através de cartazes afixados nas Alianças Francesas, Serviço Cultural da Embaixada e Consulado da França, Universidades, Colégios e Associações. Os diplomas são independentes e podem ser apresentados sem limite de tempo.

Onde? Como?

Em qualquer um dos 900 centros reconhecidos pela Comissão Nacional do DELF e do DALF, na França ou no exterior.

Locais em todo o Brasil.