sábado, 29 de setembro de 2012

O que FAZER quando se esta esperando...


Claro que eu não poderia ficar de fora da Blogagem Coletiva iniciada por Frozen Bird http://frozenbird.blogspot.com.br/search/label/blogagem%20coletiva

Pensando que tem TANTA  coisa pra fazer nem poderia perder a oportunidade de colocar algumas aqui no meu blog.





2 – Jogue. Simples, entre em um site de jogos online, escolha uma categoria e depois vá para o jogo que lhe interessa. Aproveite também e baixe o jogo pois eu tenho certeza que você vai ficar viciado! Nem comento, meu Tablet já não cabe mais tantos jogos baixados. 

3 – Aprenda a mexer em um programa de edição. Se você já sabe mexer em um, aprenda mais. Agora, se você não sabe, procure, existe vários: PhotoScape, PhotoFiltre Studio, PhotoShop, PhotoBrush, Picassa… É uma variedade enorme. Escolha um e vá a um blog onde tem tutoriais, tanto para iniciantes quanto para pessoas mais experientes. Assim, você também vai estar aproveitando a dica número 

4 – Estude. Nosso martírio, estudar, estudar e estudar. Não digo só o francês, mas também o inglês, o Quebec, o local para onde vai, faça contas de custo de vida, quanto vai gastar e tudo que julgar importante para uma possível entrevista ou até mesmo sua vida no Canadá, afinal, como queremos morar em um lugar que mal conhecemos? ESTUDARRRRRR.

5 – Conheça uma banda nova. Entre no TerraLetras ou então no Vagalume (ou mesmo no post semanal do Minilua sobre música) e depois vá na lista de artistas, organizado por ordem alfabética. Clique na primeira letra do seu nome (normalmente a banda que você vai escolher está lá, no fim da lista). Cheque a lista e escolha um nome que você achou legal, baixe umas músicas, conheça mais sobre a tal banda. É uma dica meio idiota, mas é uma dica.

6 – Leia o http://www.vidademerda.com.br. Lá você lê as desgraças do dia-a-dia das pessoas e pode postar as suas. Dica: nunca leia uma VDM bebendo café, suco, água, refrigerante ou qualquer outra coisa. Pode ser prejudicial ao seu teclado. Não fique ansioso sozinho. COMPARTILHE


7 – Crie um blog. Se todos dizem que você é criativo, se sua professora de português sempre te dá 10 nas redações e a velhinha do ônibus disse que você tem um bom papo, então crie um Blog. Significa que você é bom em alguma coisa. Quem sabe você não faz sucesso? Serve até mesmo para manter suas ideias em dia ordem. Organize oque pretende fazer nele, exponha suas duvidas, é sempre bom extrapolar, ainda mais quando você não tem com quem conversar.

8 – Leia as notícias do mundo masculino/feminino. Sempre é bom ficar sabendo alguma coisa sobre seu universo. Saber o que o sexo oposto (ou o seu sexo) gosta e prefere, coisas que estão sendo inventadas pra melhorar (ou estragar) a sua vida e etc.

9 – Fuce a vida da sua banda preferida. Se você já faz isso, ótimo, você adora perder tempo (minha opinião). Agora se você não faz, tem uma primeira vez pra tudo. No final você vai acabar descobrindo que o baterista tem transtorno psicológicos e que o vocalista ou é homossexual, ou se envolve com drogas. Depois do trauma de descobrir isso, você vai se trancar no quarto ouvindo a música que o guitarrista escreveu enquanto seu melhor amigo teve uma overdose. Tenso.

10 – Se você não gostou de nenhuma das dicas que eu fiz com tanto amor e carinho, vá ler um livro. É educativo e sempre existe um que te interesse.

11 – Agora, se você gostou, divulgue. Vai me ajudar e te ajudar, pois você vai estar ajudando pessoas que não tem nada pra fazer. Para você, que faz parte do meu mundo. A Iniciativa foi OTIMA.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BIQ

Como eu já comentei fui na palestra do BIQ.



Hoje vou postar em detalhes tudo oque foi dito, muita coisa que me deixou P.

Pra quem não sabe existe reembolso que o governo do Quebec dá para as aulas de francês. Existe um limite do reembolso que é 1.500 CAD o que seria, hoje, uns 3.000 reais. MAS só pra aulas nas Aliança, instituições parceiras. E só é contado depois do CSQ em mãos.

A Perla se apresentou e perguntou ainda no inicio quem ali não sabia nada, não tinha pesquisado nadinha de nada pra ela saber o quanto ia ter que falar claro. NINGUEM levantou a mão!  Depois ela perguntou tem já tinha pesquisado GALERA pra não dizer todo mundo. E por ultimo, quem ja tinha dado inicio ao processo. Alguns, eu achei um bom grupo, levantaram a mão (povo sortudo). Ela explicou e reforçou muito a importância do francês. TEM que ter francês. Não tem outro jeito. Depois ela explicou as coisas de sempre: por que precisam de imigrantes, o território, tamanho da população, clima, sociedade e valores bla bla bla tudo o que tem no site oficial. Ela tambem reforçou muito pra procurar saber das outras regiões além de Montréal. Mostrou um mapa com as 17 regiões do Québec, ressaltou que Montréal é uma ilha e não tem pra onde crescer e, sutilmente, disse que o custo de vida ali pode ser um pouco mais alto que nas outras regiões.
Eu achei interessante que não foi mencionado “Canadá” por um booom tempo. Imigrar para o Québec. É uma palestra sobre Québec. Québec é uma provincia, mas não disse do Canadá. É só uma província. Canadá só foi mencionado quando estritamente necessário: processo federal.
Pro pessoal de TI ela sugeriu o Quebec na Cabeça (ou em FR Québec en Tête) e tambem é um bom site para ver custo de vida. Disse que tem tudo explicadinho.
Sobre os conselhos e credenciais de algumas profissões ela deixou claro que é bem complicado para médicos e advogados. Nem adianta. =O Considerando que é uma palestra pra incentivar a imigração isso foi bem direto e cruel. Acho que vale escutar. Já para enfermeiros ela mais uma vez sugeriu que entrasse em contato com o conselho de enfermeiro de lá (poxa não peguei o nome…) que eles ajudam mesmo se você não estiver no processo ainda. Pode simplesmente dizer “estou interessada/o” que eles respondem.
Quando a duração do processo ela divulgou o tempo de 12 meses provincial e 18 meses federal. Que é o novo ‘tempo ideal’, pelo menos a nova estimativa deles. Mais uma vez ela disse que o pessoal do México só está avaliando os dossiês brasileiros. Explicou que com a mudança do escritório de SP para o México (organizar tudo, empacotar tudo, enviar, receber, organizar tudo de novo) houve atrasos e pra compensar eles estão focando na gente rs. O escritório de SP ainda existe, mas ele não tem mais nenhuma ligação com o processo de imigração. Não adianta perguntar nada a eles. Agora eles são só eventos, cultura etc do Québec no Brasil.  *Alias, quem quiser receber a programação é só mandar um email para qc.saopaulo@mri.gouv.qc.ca e pedir.
Ela falou mais uma vez da importância do francês. Ela deu mais enfase agora do que na palestra virtual. Com a mudança do processo o francês é importantíssimo, mais indispensavel do que nunca! Estude francês.
Para o requerente principal é exigido teste de francês e muito importante o inglês. Para o cônjuge só francês. Não existe um nível minimo exigido.  É apenas para contar prontos no idioma. Sem isso esse critério fica zerado! Idioma da até 16 pontos para o requerente principal. No final, uma mulher perguntou se era mesmo exigido o inglês porque  no formulário (parece que) tem a opção de não enviar o teste de inglês. É verdade, mas aí você perde ponto…
Ainda nos testes, o de francês aceitos são vários (TEF, TEFAQ, TCF, TCFQ, DELF, DALF), mas o de inglês só o IELTS. Aqueles testes que ‘T’ alguma coisa de francês tem validade de uns 2 anos, já o DELF DALF é diploma, logo não tem validade. MAS de qualquer forma para o consulado o teste tem que ter menos 2 anos (entre a data do exame e a chegada do dossiê no consulado). Testes mais “antigos” que isso tem que ser refeito.
Depois do idioma (francês), o outro critério que da muitos pontos é a profissão. Existe uma tabelinha em algum lugar que diz quantos pontos dá cada profissão. Se sua profissão da 0 (zero) pontos nem adianta mandar o dossiêAHHHHHHHHHH, . Tem que esperar uma alteração na lista de profissões. A profissão do cônjuge NÃO precisa dar ponto. Ou seja, se a profissão dele/a estiver zerada não tem problema, isso é só pro aplicante principal (ou eu me caso com algum profissional ou realmente espero).
As entrevistas agora em novembro/dezembro é pro pessoal já com o processo aberto. As novas regras visam eliminar a necessidade da entrevista e por isso agilizar o processo *o processo com entrevista já conseguiu ser de 6 meses pro provincial. Como é que sem entrevista vai durar 12 meses e ser mais rápido???)  Com isso o CSQ seria entregue em casa. Ela chegou a comentar de ter uma entrevista como uma ‘segunda chance’, mas que serio focada na sua área de trabalho, no caso pra você pesquisar e apresentar empresas na sua área, as vagas, como anda o mercado e porque você é o candidato ideal pra imigração e tal. Posso ter entendido errado, mas ela usou o termo “segunda chance” e disse que seria focado no trabalho.
Ela comentou que tem gente esquecendo de mandar no dossiê o CV (tambem conhecido como curriculo) em francês ou inglês. E só é preciso traduzir os documento acadêmicos e experiencia profissional com tradutor juramentado. Juntando isso e os formulários que estão no site (e sei-la-mais-o-que que é pedido) é só enviar para o escritorio no México (endereço no site). E ela  lembrou que o federal não está fechado. Se estivesse ela não estaria aqui fazendo essa palestras rs.
AVISO: ela disse que o teste online – aquele que todo mundo faz pra saber suas chances – então… Ele esta desatualizado! Ela disse que ainda não atualizaram com relação as profissões, uma vez que nem todas são aceitas agora e tem pontuações e tal.
Uma dica é viajar se possível e conhecer a sua futura casinha. Viagens contam ponto a partir de 2 semanas, mesmo turísticas!
Durante as perguntas (aquela da mulher que não queria fazer o IELTS) eu ouvi que com 49 pontos você fica pra entrevista e acima de 55 ganha o CSQ em casa. Como isso foi quase uma “ouvição de conversa alheia” eu não sei se é coisa do processo antigo ou atual ou tanto faz. Mas se alguém achar a tabelinha de pontos e se avaliar sozinho já sabe o parâmetro.
Ela comentou do PEQ só pra gente saber que existe (minha 2º opção para tornar residente). O PEQ é um programa diferente do Trabalhadores Qualificados. É para trabalhadores temporários ou graduados com diploma de uma instituição do Quebec. É ‘mais fácil’ e mais rápido. Só que eu ainda não descobri como conseguir um trabalho temporário (intercambio não vale) que dure no minimo um ano. Por outro lado, é preciso ter uma fortuna pra imigrar como graduado, afinal um curso desse não é nada barato (exemplo: esses cursos custam tipo 17mil CAD por ano, que em reais vira 34mil e pouco e ainda duram 3 anos e nisso aí vai tipo 90mil reais só o curso no fim de 3 anos. Mas você não vai só estudar. Tem que comer, tem que ter um lugar pra dormir. Faça as contas. Pode ser que se ache um curso mais barato – 12mil – ou mais curto – 2 anos – depende do curso, da área de formação da duração…. Eu não achei a formula secreta (aceito no PEQ + barato) e olha que eu pesquisei muito!) (Haja grana, mas poupando e correndo atras a gente consegue tudo oque quer).
Por fim, ela deixou o contato do BIQ México. O email de perguntas é obiq.mexico@mri.gouv.qc.ca . Ele manda uma resposta automática, mas ela confessa que a ‘resposta de verdade’ vai demorar um pouco (o pessoal ta enrolado) e que é melhor ligar mesmo. O endereço e o telefone tem no site.
Então corra pra aula de francês!
BY: http://quebecleza.wordpress.com/2012/09/20/eu-fui-na-palestra-do-biq/  (editado)

domingo, 23 de setembro de 2012

Novidades (pessimas pra mim)





Demorei a postar sobre a palestra, infelizmente, estava digerindo a ideia de mudar de ideia. Foi triste, tive noticias que me deixaram super decepcionada e desmotivada, meu nome não e David Climber, rs, mas... noticias ruins podem servir para o nosso amadurecimento.

Vamos as novidades (algumas não são tao novidades, mas eu não sabia):
1) As profissões que não estão na demanda não terão o dossier aberto, mesmo que sua área de trabalho esteja nela.
2) Se você tem sua profissão na demanda, e seu diploma tem mais de 5 anos e não tem pelo menos 1 ano de experiência, também não adianta enviar o dossier. (Infelizmente meu caso).
3) O teste de francês e obrigatório, qualquer um porem de preferência o TCFQ que e o mais especifico para o Quebec.
4) O teste de inglês não e obrigatório, porem, gatante ponto, não adianta enviar só os certificados de cursos feitos e eles só aceitam o IELTS.
5) O processo tem demorado 12 meses a parte provincial e mais 18 meses a parte federal. Ou seja, já era o título do meu blog, onde eu pretendia já estar morando em Quebec em 2014. (o outro BLOG)

Muitas providências vou precisar tomar antes de enviar meu dossier, mas ainda não desisti, vou enumera-las:

1) Fazer um curso que atenda a demanda, estava olhando uma faculdade daqui e vi alguns cursos EAD, cursos a distancia, de curta duração que atende bem. Porem, vai demorar 1 ano e meio. Triste.
2) Fazer um curso especifico para o IELTS talvez um intercâmbio, FODA, mais dinheiro pra gastar, e pra dois, por mais que seja um curso de curta duração, não tenho coragem de deixar meu filho.
3) Fazer o francês mais tranquilo, sem correr tanto, a única noticia boa, porque se tenho que fazer um curso aceito, vou ter pelo menos 1 ano pra fazer o TCFQ, ou seja, vou adiar o intercâmbio para o meio de 2014.

Minha nova TIMELINE:

• Setembro 2012: matricula do Matheus no inglês - termino previsto para 2016 (?) Provavelmente WIZARD
• Outubro 2012: inicio do curso de Gestão - termino previsto julho de 2014 (só não sei qual, provavelmente ambiental)
• Janeiro 2013: fase 1.2 do francês e inglês
• Fevereiro 2013 a Junho 2013: fase 1.3 francese inglês
• Junho e Julho 2013: intercâmbio inglês (?)
• Agosto 2013 a novembro 2013: fase 2.1 francês e análise do nível de inglês
• Dezembro 2013 a Fevereiro 2014: Intercâmbio inglês (?)
• Fevereiro 2014 a Junho 2014: fase 2.2 e 2.3 do francês e análise do nível de inglês
• Julho 2014: Formatura
• Setembro 2014 a Fevereiro 2015: intercâmbio francês
• Março 2015: prova IELTS
• Março 2015: prova TCFQ
• Abril de 2015 envio do dossier
• Agosto 2015 a Agosto 2016 - Intercâmbio Montreal
• Nova data para residencia permanente: 2017

O  negócio agora é pedir a Deus pra que até lá, nada de extra-ordinário aconteça. Está enregue nas mãos do meu Senhor estes planos, Ele sabe oque é melhor pra mim, e tenho certeza que Sua vontade é boa perfeita e agradável, então... CONFIO.


Colocando os planos para funcionar:

Hoje já comecei a olhar um intercâmbio para estudar inglês, como estive no salão do estudante já tinha uma ideia que não seria fácil encontrar uma escola que tivesse alguma oferta para criança que não fosse a day care.

Não vou mentir, PQP, e pior que eu imaginei. Não encontrei NADA, no Canada então impossível, a única opção e a da moca do Salão do Estudante, fazendo o pacote Study Family nos EUA, ela me apresentou uma escola que possivelmente faria o mesmo pacote de estudos para mim e para o Matheus (segue a dica pra quem tem filhos), o mesmo e modo de dizer, seria a mesma carga horaria com atividades voltadas para criança. Agora o X da questão, aceita criança acima de 5 anos, ela pediu para mandar um email com a data de aniversário do Matheus para ver se consegue uma liberação para a matrícula dele, era bom de mais pra ser verdade neh!? Vou enviar depois posto a resposta.

Semana que vem faço a matricula na faculdade, estou em duvidas mas até semana que vem já tenho certeza e posto sobre ele.

Bom, por enquanto é tudo.

Até a próxima.