sábado, 1 de dezembro de 2012

Superação

Podemos passar inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia. 

Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego. 

Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer. 

Podemos chorar com o coração partido a perda da pessoa amada ou de um ente querido.

Podemos, por tanta coisa negativa que aconteça, julgarmos que tudo sempre dar errado conosco e maldizermos nossa sorte.

Depois de tudo isto até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida idéia de fazer uma grande besteira consigo mesmo, desde que seja exatamente assim:que tal idéia passe – e nunca mais volte, por que a Vida é Superação! 

Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem pensando tanta bobagem - e o que não podemos em hipótese alguma é perdermos o ânimo, o espírito, e nossa capacidade de amar, de se superar e de viver!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Canadá aceitará entre 240 mil e 265 mil imigrantes em 2013


Os três países que mais que mais proporcionaram imigrantes ao programa são China, Índia e Filipinas


Na quarta-feira (31), o governo canadense anunciou que admitirá entre 240 mil e 265 mil imigrantes no ano de 2013, praticamente a mesma quantidade de 2012, que aumentará o total de estrangeiros que estudam e trabalham no país de forma temporária.

O aumento do total durante o programa “Experiência Canadense” será patrocinado pelo número de pessoas que o Canadá admite cada ano como trabalhadores qualificados. O ministro de imigração do país, Jason Kenney, disse que o país 10 mil imigrantes sob o programa “Experiência Canadense”, ou seja, 3 mil a mais que o ano passado.

Os três países que mais que mais proporcionaram imigrantes ao programa são China, Índia e Filipinas. Kenney justificou a mudança frisando que “esta é a categoria de gente jovem e brilhante que queremos atrair”.

O ministro canadense frisou que o Canadá planeja atrair imigrantes que consigam obter sucesso rapidamente no país e que possam se integrar mais facilmente para “acrescentar à prosperidade do Canadá”.

O pronunciamento sobre os níveis de imigração no Canadá ocorreu depois que o Governo manipula as pesquisas que indicam que os canadenses são cada vez menos receptivos à chegada de novos imigrantes. Os dados indicam que aproximadamente 56% da população canadense consideram que os imigrantes impactam positivamente a economia do país, ou seja, 10% a menos que nos últimos 2 anos.

Anualmente, 200 mil trabalhadores temporários e 100 mil estudantes chegam ao Canadá.

By: http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/bv_comunidade/43424-Canad-aceitar-entre-240-mil-265-mil-imigrantes-2013.html

Somos menos que sonhamos








O sonho é uma aptidão da alma que nos permite voar. Foi o que fez uma menina, quando sonhou em ser a rainha do mundo. Perguntei a ela se não sofria ao terminar o sonho e disse que não. Questionei, então, se não preferia que o sonho fosse verdade. Falou que imaginar ser rainha é mais alegre que ser na realidade. Fiquei quieto diante da sabedoria infantil de quem pode simbolizar. Aliás, nós, adultos, iríamos melhorar se fôssemos reeducados pelas crianças. Por exemplo: ninguém melhor do que elas para ensinar a arte de brincar de faz de conta! Na verdade, somos menos do que sonhamos, o que não é negativo, pois o sonho é tempero indispensável no processo criativo.

Por outro lado, há sonhos que, se postos em prática, podem se transformar em pesadelos. Algumas fantasias de sociedades quase perfeitas, de todos os matizes, se revelaram autoritárias e cruéis. Sonhei, como tantos, com um mundo de plena igualdade, justiça social, sem guerras, quase um paraíso. Há muitos anos descobri que havia idealizado, mas foi bom sonhar, assim como é bom conhecer melhor a condição humana. Aprendi que a utopia está no horizonte e serve para caminhar. Portanto, diante das desilusões que doem, há os que se deprimem decepcionados. Já outros aprendem e se recuperam das ilusões perdidas. São os que enriquecem com novos conhecimentos tanto de si como do mundo.

Os sonhos vivem em nós, até os que se perderam pelo caminho. Comigo caminham todos os sonhos, os reveses que sofri, os amigos que perdi, os dias felizes que voaram. Na verdade, o passado são memórias enriquecidas com o tempo e sempre ganham novas versões. O doloroso desafio é aceitar os fracassos, sem esquecer que eles nos constituem. Suportar os dissabores nos faz mais humildes. A humildade, a base das virtudes, é brincar como a menina que desejava ser rainha, pois somos menos que nossos sonhos. Por sua vez, a raiz principal dos sonhos ambiciosos é a vaidade. Foi o que Bertrand Russell escreveu sobre o pesadelo dos matemáticos, quando os números falaram. O primeiro número disse, orgulhoso: eu sou ímpar; já outro falou que era um número primo. E o mais bobo desprezava todos os demais números, pois ele era o número perfeito. Os números humanizados deliram soberbos como todos nós.

Mas podemos imaginar que existem os números solidários. A solidariedade é gerada pela compaixão, pela capacidade de ver mais além de si. É a melhor resposta a uma sociedade onde crescem as competições desenfreadas. São, entre tantos, os anônimos doadores de sangue, os que dão o seu próprio sangue ao próximo. Sempre é reconfortante aprender dos que conseguem partilhar com os demais. São os que não empobreceram cuidando somente de seu jardim. São momentos em que a condição humana transcende na graça. São luzes fraternas que aquecem e aliviam o peso da existência. É quando a luz resplandece nas trevas e o coração se transforma em poeta. É quando, finalmente, somos mais do que sonhamos.

Papelada

Bom dia,

Ontem conversando com quem entende de imigração resolvi começar a preencher a papelada para a Imigração. Não é novidade para ninguém que meu principal objetivo é imigrar.

Porém, hoje pela manhã, conversando com a agência de intercâmbio, a guria me disseque não posso enviar nada agora pelo fato de ainda não ter entrado com o pedido de visto de estudante, ou seja, só poderei mandar a papelada depois de agosto do ano que vem quando já estiver embarcado.

Questionando-a do porquê disso tudo ela me explicou que o Consulado Canadense tem negado visto de estudante para quem esta no processo com medo dessas pessoas não voltarem pro Brasil para esperar o fim dele.

Por um lado acho até aceitável, infelizmente brasileiro é phoda, deve mesmo existir alguém que faça isso e acada jogando o processo por água a baixo, mas não acredito que todos fariam, ir com visto de estudante ou até mesmo de turista é bom para conhecer oque te espera, no meu caso esse é o meu objetivo.

Moral da história, o processo, completo, tem demorado cerca de 32 meses, desde o envio da papelada até a chegada dos passaportes, se eu ainda tenho 12 meses pela frente, meus planos de estar como residente permanente em 2014 já era. porque vou ter que esperar, a partir de agora cerca de 42 meses para conseguir.

Bom por um lado, posso terminar com calma minha faculdade e ir me especializando ainda mais no inglês e no francês. Posso pesquisar mais sobre bons lugares para morar e me tornar especialista em IMIGRAÇÃO.

É galera, quando você acha que seu sonho está perto de ser realizado, vem um balde de água fria e você acorda e vê que nada é tão simples quanto parece.


Publicado em
30/08/12 08:06

Escola Brasileira em Montreal. PARTE I

De inicio achei uma excelente ideia tem meu filhote matriculado em uma escola brasileira, desde que ela desse basse para as universidades Canadenses, tá certo, eu vou ficar um ano, mas meu desejo é depois desse um ano entrar com meu processo de imigração, se tudo der certo.

Porém, e sempre existe um mais, a escola não substitui a escola regular, é apenas aos sabados, bom pra brasileiros que já são imigrantes e querem manter a cultura e o portugues dos filhos, tantos nascidos aqui como os nascidos lá, afinal, nada como tem mais uma lingua no curriculo.


Segue o email que troquei com a Selma, diretora da escola:


Date: Tue, 7 Aug 2012 15:30:40 -0300
From: joycecosta@zipmail.com.br
To: selma_valbon@hotmail.com
Subject: Matricula.

Boa tarde,

Gostaria de informações sobre a escola, e principalmente a educação infantil. assim como valores de mensalidades e periodo de matricula.

Me mudo para Montreal em agosto de 2013 e até lá meu filho estará com 4 anos. Como é a escola? Ensina em ingles/frances ou em portugues?

Existe algumas fotos ou videos da escola para que eu possa conhece-la?

ATT

Joyce Costa

_____________________________________________________________________________

Em 08/08/2012 10:46, selma valbon < selma_valbon@hotmail.com > escreveu:

Joyce
Muito obrigada pelo contato
Ficarei com seu email em nossos registros.As inscriçoes são em agosto.Início do ano letivo em setembro.
Estamos finalizando nosso site ,passo para você em breve.
Nossas aulas são aos sábados .Damos continuidade ao Ensino do Brasil em Português(no caso 4 anos alfabetização)
Nessa idade o aluno poderá frequantar uma escola do Quebec em francês e aos sábados ser alfabetizado em Portuguès
Quando estiver próximo de sua ida ,por favor comunique-nos para que possamos passar-lhe valores.
Boa sorte
Um abraço

Selma Valbon Fernandes

_____________________________________________________________________________

Pra quem se interessar segue o site e endereço da escola:


Endereço e telefone do colégio:
60, Rue Rachel Ouest H2W1G3 - Montréal
Québec - Canadá
Phone: 514 844 1011

Realmente pra quem vai apenas passar uma temporada não vale tanto a pena a não ser que você tenha um dinheiro a mais e queira gastar, mas quem, que como eu vai por um curto periodo, e além disso com pouco dinheiro, cauleta.

BJOS.


Publicado em
11/08/12 19:52

1 ano, 365 dias, 8760 horas, 525600 minutos - Para a primeira parte.




Em 2006 tive conhecimento do processo, no curso de francês e também através do grupo de discussão de imigração para o Canadá (http://ca.groups.yahoo.com/group/canadaimigration/), por sinal uma fonte de informação riquíssima para os interessados no assunto.

Estudei um pouco o processo de imigração, mas não me sentia muito certa do que queria... Ainda tinha esperança de conseguir encontrar uma área interessante para trabalhar e me qualificar. Enrolei e não fiz nada.

Esse período foi bastante frustrante pois, em algumas ocasiões, percebi que minha qualificação, não adiantaria de nada nas seleções... Além disso, vi o quanto vale uma indicação para as vagas existentes no mercado, mesmo que a pessoa indicada seja muito menos experiente e tenha menos formação na área que você. Não posso negar que me senti muito injustiçada e desanimada, pois todo o meu esforço para me tornar melhor não foi levado em conta.


Finalmente, no fim de 2008, decidi que realmente entraria com o processo de imigração. Devo salientar que 2007 foi um ano terrivelmente desastroso para mim, o que me fez acreditar realmente que inferno astral existe. Tivemos problemas que variaram de problemas sérios à saúde, a problemas com pessoas desonestas que tentaram me passar para trás. Tudo isso ainda aliado à dificuldade financeira oriunda de diversos fatores.

Todo esse desapontamento, cansaço e a vontade de morar em outro país, para sempre ou por um período (além de outros grandes desencantamentos com o Brasil, que dispensa comentários...), somente fizeram com que tomássemos a decisão de entrar com o processo de imigração.

Porém, e sempre existe um porém, em outubro de 2008 engravidei, não era casada, não tinha um relacionamento consistente, e isso foi outro grande balde de água fria em meus planos de imigrar.

Quase 4 anos se passaram, e eis que eu estou novamente com esse desejo fervendo e crescendo a cada dia em meu coração, e aumentou ainda mais quando meu filho, Matheus, assistindo F1 disse que queria morar no Canadá, pode ter sido um sinal, pode ter sido porque uma amiguinha dele foi passear lá, pode ter sido porque a etapa de F1 que passava era em Montreal, mais o desejo renasceu.

Quero estar em Montreal, sendo residente permanente em 2014, daí você me perguntaria, porque o titulo diz que falta 1 ano? Quero passar uma temporada lá primeiro, ficar de 6 meses a 1 ano, para entender tudo, saber pra onde estou indo, e principalmente se o Matheus vai se adaptar, só depois desse período vou dar entrada no meu processo, mas quero postar meu passo a passo.

Não sei se seremos bem sucedidos por lá, mas estou confiantes de que faremos o possível para que isso aconteça...

Publicado em
01/07/12 16:55

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9



Tenho entendido muitas coisas de Deus ultimamente. Deus tem me mostrado coisas que eu não enxergava antes. Estou compreendendo melhor sobre algumas decisões importantes que preciso tomar.
Porém, tenho percebido também, que não há como fazer a vontade de Deus sem possíveis oposições. Ou de nossos inimigos, ou de nossos amigos, ou de nossa família, ou do próprio diabo nos afrontando, pois é ele quem fica furioso cada vez que obedecemos ao Senhor.

Quando Deus planta sonhos em nossos corações, Ele espera que demos o "primeiro passo". Se Deus tem te chamado para alguma obra e você tem certeza disso, não fique esperando alguém simplesmente bater à sua porta, vestido de branco dizendo "Eis que te digo: aqui está a sua oportunidade!". Faça o que estiver ao seu alcance! Busque oportunidades, pense em estratégias que sejam direcionadas por Deus.


Estou vendo que eu não vou viver os planos de Deus se ficar acomodada esperando o tempo passar. Pelo contrário! Estarei perdendo tempo útil de preparação e ação!



Às vezes, a vontade de Deus, aquilo que Deus nos manda fazer, pode ser algo que nem nós nem as outras pessoas compreendem.



Veja só Abraão: Deus mandou que ele sacrificasse o filho da promessa! Você, no lugar dele, teria obedecido? Sabendo que sua esposa poderia achar isso um absurdo, chamar você de louco e causar todo o tipo de mal a você simplesmente pela sua obediência a Deus? Foi isso o que Abraão fez!

Eu fico pensando... Isso é coisa de maluco mesmo! Fazer a vontade de Deus é para os loucos! Nós precisamos ser ousados como foi Abraão!

Abraão poderia ter pensado: "Que Deus mentiroso! Prometeu que de meu filho sairia uma grande nação e agora manda que eu o mate!" Mas não, a Bília diz que Abraão creu que Deus poderia até mesmo ressuscitá-lo dentre os mortos! Hb 11.17-18: "Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;"

O que Deus prometeu, ele é fiel para cumprir. Abraão creu na fidelidade de Deus. Mesmo que Deus nos mande fazer algo que aparentemente seja incompatível com a promessa que algum dia nos fez, temos que ter a fé de que Deus é poderoso pra fazer qualquer coisa! Até mesmo ressuscitar um morto! É aí que está a fé: quando não vemos nada! Andamos por fé e não por vista (II Co 5.7).

Porém, entenda o seguinte: Deus é fiel para cumprir suas promessas, porém elas só se cumprem se nós permitirmos!

Veja o exemplo de Saul, que foi escolhido pelo Senhor para ser rei de Israel, foi cheio do Espírito Santo, chegou a profetizar algumas vezes. Mas, pelas suas desobediências, foi tirado do reino e outro foi colocado em seu lugar. I Sm 15.28: "Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu".
Que nunca ouçamos isso do Senhor! Eu sinceramente penso que se Abraão não obedecesse a Deus indo sacrificar Isaque, Deus não faria dele uma grande nação, mas teria escolhido outro.

Assim é conosco, se obedecemos, vivemos as promessas de Deus, se desobedecemos, outra pessoa vive as promessas em nosso lugar.

Não deixe de obedecer por temor de homens. Tenha temor de Deus. Mt 10.28: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temeiantes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."


Publicado em
01/07/12 09:29

Junção...

Eu estava mantendo dois blogs, um já não dou conta imagina dois.. rs... resolvi então fazer a junção dos dois blogs, tudo oque postei lá vou repassar para esse, e decretar o fim de mais um blog com o tema Canada, pra quem está, assim como eu, na luta a anos, procurando informações e sonhando com o tão esperado dia da viajem, sabe que muitos blogs morrem no meio do caminho.

Esse meu é bem antigo, apesar de não escrever muito, é aqui que despejo todas as minhas anciedades, e não são poucas viu.



Vai dar um pouquinho de trabalho mas, vamos lá.

sábado, 29 de setembro de 2012

O que FAZER quando se esta esperando...


Claro que eu não poderia ficar de fora da Blogagem Coletiva iniciada por Frozen Bird http://frozenbird.blogspot.com.br/search/label/blogagem%20coletiva

Pensando que tem TANTA  coisa pra fazer nem poderia perder a oportunidade de colocar algumas aqui no meu blog.





2 – Jogue. Simples, entre em um site de jogos online, escolha uma categoria e depois vá para o jogo que lhe interessa. Aproveite também e baixe o jogo pois eu tenho certeza que você vai ficar viciado! Nem comento, meu Tablet já não cabe mais tantos jogos baixados. 

3 – Aprenda a mexer em um programa de edição. Se você já sabe mexer em um, aprenda mais. Agora, se você não sabe, procure, existe vários: PhotoScape, PhotoFiltre Studio, PhotoShop, PhotoBrush, Picassa… É uma variedade enorme. Escolha um e vá a um blog onde tem tutoriais, tanto para iniciantes quanto para pessoas mais experientes. Assim, você também vai estar aproveitando a dica número 

4 – Estude. Nosso martírio, estudar, estudar e estudar. Não digo só o francês, mas também o inglês, o Quebec, o local para onde vai, faça contas de custo de vida, quanto vai gastar e tudo que julgar importante para uma possível entrevista ou até mesmo sua vida no Canadá, afinal, como queremos morar em um lugar que mal conhecemos? ESTUDARRRRRR.

5 – Conheça uma banda nova. Entre no TerraLetras ou então no Vagalume (ou mesmo no post semanal do Minilua sobre música) e depois vá na lista de artistas, organizado por ordem alfabética. Clique na primeira letra do seu nome (normalmente a banda que você vai escolher está lá, no fim da lista). Cheque a lista e escolha um nome que você achou legal, baixe umas músicas, conheça mais sobre a tal banda. É uma dica meio idiota, mas é uma dica.

6 – Leia o http://www.vidademerda.com.br. Lá você lê as desgraças do dia-a-dia das pessoas e pode postar as suas. Dica: nunca leia uma VDM bebendo café, suco, água, refrigerante ou qualquer outra coisa. Pode ser prejudicial ao seu teclado. Não fique ansioso sozinho. COMPARTILHE


7 – Crie um blog. Se todos dizem que você é criativo, se sua professora de português sempre te dá 10 nas redações e a velhinha do ônibus disse que você tem um bom papo, então crie um Blog. Significa que você é bom em alguma coisa. Quem sabe você não faz sucesso? Serve até mesmo para manter suas ideias em dia ordem. Organize oque pretende fazer nele, exponha suas duvidas, é sempre bom extrapolar, ainda mais quando você não tem com quem conversar.

8 – Leia as notícias do mundo masculino/feminino. Sempre é bom ficar sabendo alguma coisa sobre seu universo. Saber o que o sexo oposto (ou o seu sexo) gosta e prefere, coisas que estão sendo inventadas pra melhorar (ou estragar) a sua vida e etc.

9 – Fuce a vida da sua banda preferida. Se você já faz isso, ótimo, você adora perder tempo (minha opinião). Agora se você não faz, tem uma primeira vez pra tudo. No final você vai acabar descobrindo que o baterista tem transtorno psicológicos e que o vocalista ou é homossexual, ou se envolve com drogas. Depois do trauma de descobrir isso, você vai se trancar no quarto ouvindo a música que o guitarrista escreveu enquanto seu melhor amigo teve uma overdose. Tenso.

10 – Se você não gostou de nenhuma das dicas que eu fiz com tanto amor e carinho, vá ler um livro. É educativo e sempre existe um que te interesse.

11 – Agora, se você gostou, divulgue. Vai me ajudar e te ajudar, pois você vai estar ajudando pessoas que não tem nada pra fazer. Para você, que faz parte do meu mundo. A Iniciativa foi OTIMA.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BIQ

Como eu já comentei fui na palestra do BIQ.



Hoje vou postar em detalhes tudo oque foi dito, muita coisa que me deixou P.

Pra quem não sabe existe reembolso que o governo do Quebec dá para as aulas de francês. Existe um limite do reembolso que é 1.500 CAD o que seria, hoje, uns 3.000 reais. MAS só pra aulas nas Aliança, instituições parceiras. E só é contado depois do CSQ em mãos.

A Perla se apresentou e perguntou ainda no inicio quem ali não sabia nada, não tinha pesquisado nadinha de nada pra ela saber o quanto ia ter que falar claro. NINGUEM levantou a mão!  Depois ela perguntou tem já tinha pesquisado GALERA pra não dizer todo mundo. E por ultimo, quem ja tinha dado inicio ao processo. Alguns, eu achei um bom grupo, levantaram a mão (povo sortudo). Ela explicou e reforçou muito a importância do francês. TEM que ter francês. Não tem outro jeito. Depois ela explicou as coisas de sempre: por que precisam de imigrantes, o território, tamanho da população, clima, sociedade e valores bla bla bla tudo o que tem no site oficial. Ela tambem reforçou muito pra procurar saber das outras regiões além de Montréal. Mostrou um mapa com as 17 regiões do Québec, ressaltou que Montréal é uma ilha e não tem pra onde crescer e, sutilmente, disse que o custo de vida ali pode ser um pouco mais alto que nas outras regiões.
Eu achei interessante que não foi mencionado “Canadá” por um booom tempo. Imigrar para o Québec. É uma palestra sobre Québec. Québec é uma provincia, mas não disse do Canadá. É só uma província. Canadá só foi mencionado quando estritamente necessário: processo federal.
Pro pessoal de TI ela sugeriu o Quebec na Cabeça (ou em FR Québec en Tête) e tambem é um bom site para ver custo de vida. Disse que tem tudo explicadinho.
Sobre os conselhos e credenciais de algumas profissões ela deixou claro que é bem complicado para médicos e advogados. Nem adianta. =O Considerando que é uma palestra pra incentivar a imigração isso foi bem direto e cruel. Acho que vale escutar. Já para enfermeiros ela mais uma vez sugeriu que entrasse em contato com o conselho de enfermeiro de lá (poxa não peguei o nome…) que eles ajudam mesmo se você não estiver no processo ainda. Pode simplesmente dizer “estou interessada/o” que eles respondem.
Quando a duração do processo ela divulgou o tempo de 12 meses provincial e 18 meses federal. Que é o novo ‘tempo ideal’, pelo menos a nova estimativa deles. Mais uma vez ela disse que o pessoal do México só está avaliando os dossiês brasileiros. Explicou que com a mudança do escritório de SP para o México (organizar tudo, empacotar tudo, enviar, receber, organizar tudo de novo) houve atrasos e pra compensar eles estão focando na gente rs. O escritório de SP ainda existe, mas ele não tem mais nenhuma ligação com o processo de imigração. Não adianta perguntar nada a eles. Agora eles são só eventos, cultura etc do Québec no Brasil.  *Alias, quem quiser receber a programação é só mandar um email para qc.saopaulo@mri.gouv.qc.ca e pedir.
Ela falou mais uma vez da importância do francês. Ela deu mais enfase agora do que na palestra virtual. Com a mudança do processo o francês é importantíssimo, mais indispensavel do que nunca! Estude francês.
Para o requerente principal é exigido teste de francês e muito importante o inglês. Para o cônjuge só francês. Não existe um nível minimo exigido.  É apenas para contar prontos no idioma. Sem isso esse critério fica zerado! Idioma da até 16 pontos para o requerente principal. No final, uma mulher perguntou se era mesmo exigido o inglês porque  no formulário (parece que) tem a opção de não enviar o teste de inglês. É verdade, mas aí você perde ponto…
Ainda nos testes, o de francês aceitos são vários (TEF, TEFAQ, TCF, TCFQ, DELF, DALF), mas o de inglês só o IELTS. Aqueles testes que ‘T’ alguma coisa de francês tem validade de uns 2 anos, já o DELF DALF é diploma, logo não tem validade. MAS de qualquer forma para o consulado o teste tem que ter menos 2 anos (entre a data do exame e a chegada do dossiê no consulado). Testes mais “antigos” que isso tem que ser refeito.
Depois do idioma (francês), o outro critério que da muitos pontos é a profissão. Existe uma tabelinha em algum lugar que diz quantos pontos dá cada profissão. Se sua profissão da 0 (zero) pontos nem adianta mandar o dossiêAHHHHHHHHHH, . Tem que esperar uma alteração na lista de profissões. A profissão do cônjuge NÃO precisa dar ponto. Ou seja, se a profissão dele/a estiver zerada não tem problema, isso é só pro aplicante principal (ou eu me caso com algum profissional ou realmente espero).
As entrevistas agora em novembro/dezembro é pro pessoal já com o processo aberto. As novas regras visam eliminar a necessidade da entrevista e por isso agilizar o processo *o processo com entrevista já conseguiu ser de 6 meses pro provincial. Como é que sem entrevista vai durar 12 meses e ser mais rápido???)  Com isso o CSQ seria entregue em casa. Ela chegou a comentar de ter uma entrevista como uma ‘segunda chance’, mas que serio focada na sua área de trabalho, no caso pra você pesquisar e apresentar empresas na sua área, as vagas, como anda o mercado e porque você é o candidato ideal pra imigração e tal. Posso ter entendido errado, mas ela usou o termo “segunda chance” e disse que seria focado no trabalho.
Ela comentou que tem gente esquecendo de mandar no dossiê o CV (tambem conhecido como curriculo) em francês ou inglês. E só é preciso traduzir os documento acadêmicos e experiencia profissional com tradutor juramentado. Juntando isso e os formulários que estão no site (e sei-la-mais-o-que que é pedido) é só enviar para o escritorio no México (endereço no site). E ela  lembrou que o federal não está fechado. Se estivesse ela não estaria aqui fazendo essa palestras rs.
AVISO: ela disse que o teste online – aquele que todo mundo faz pra saber suas chances – então… Ele esta desatualizado! Ela disse que ainda não atualizaram com relação as profissões, uma vez que nem todas são aceitas agora e tem pontuações e tal.
Uma dica é viajar se possível e conhecer a sua futura casinha. Viagens contam ponto a partir de 2 semanas, mesmo turísticas!
Durante as perguntas (aquela da mulher que não queria fazer o IELTS) eu ouvi que com 49 pontos você fica pra entrevista e acima de 55 ganha o CSQ em casa. Como isso foi quase uma “ouvição de conversa alheia” eu não sei se é coisa do processo antigo ou atual ou tanto faz. Mas se alguém achar a tabelinha de pontos e se avaliar sozinho já sabe o parâmetro.
Ela comentou do PEQ só pra gente saber que existe (minha 2º opção para tornar residente). O PEQ é um programa diferente do Trabalhadores Qualificados. É para trabalhadores temporários ou graduados com diploma de uma instituição do Quebec. É ‘mais fácil’ e mais rápido. Só que eu ainda não descobri como conseguir um trabalho temporário (intercambio não vale) que dure no minimo um ano. Por outro lado, é preciso ter uma fortuna pra imigrar como graduado, afinal um curso desse não é nada barato (exemplo: esses cursos custam tipo 17mil CAD por ano, que em reais vira 34mil e pouco e ainda duram 3 anos e nisso aí vai tipo 90mil reais só o curso no fim de 3 anos. Mas você não vai só estudar. Tem que comer, tem que ter um lugar pra dormir. Faça as contas. Pode ser que se ache um curso mais barato – 12mil – ou mais curto – 2 anos – depende do curso, da área de formação da duração…. Eu não achei a formula secreta (aceito no PEQ + barato) e olha que eu pesquisei muito!) (Haja grana, mas poupando e correndo atras a gente consegue tudo oque quer).
Por fim, ela deixou o contato do BIQ México. O email de perguntas é obiq.mexico@mri.gouv.qc.ca . Ele manda uma resposta automática, mas ela confessa que a ‘resposta de verdade’ vai demorar um pouco (o pessoal ta enrolado) e que é melhor ligar mesmo. O endereço e o telefone tem no site.
Então corra pra aula de francês!
BY: http://quebecleza.wordpress.com/2012/09/20/eu-fui-na-palestra-do-biq/  (editado)

domingo, 23 de setembro de 2012

Novidades (pessimas pra mim)





Demorei a postar sobre a palestra, infelizmente, estava digerindo a ideia de mudar de ideia. Foi triste, tive noticias que me deixaram super decepcionada e desmotivada, meu nome não e David Climber, rs, mas... noticias ruins podem servir para o nosso amadurecimento.

Vamos as novidades (algumas não são tao novidades, mas eu não sabia):
1) As profissões que não estão na demanda não terão o dossier aberto, mesmo que sua área de trabalho esteja nela.
2) Se você tem sua profissão na demanda, e seu diploma tem mais de 5 anos e não tem pelo menos 1 ano de experiência, também não adianta enviar o dossier. (Infelizmente meu caso).
3) O teste de francês e obrigatório, qualquer um porem de preferência o TCFQ que e o mais especifico para o Quebec.
4) O teste de inglês não e obrigatório, porem, gatante ponto, não adianta enviar só os certificados de cursos feitos e eles só aceitam o IELTS.
5) O processo tem demorado 12 meses a parte provincial e mais 18 meses a parte federal. Ou seja, já era o título do meu blog, onde eu pretendia já estar morando em Quebec em 2014. (o outro BLOG)

Muitas providências vou precisar tomar antes de enviar meu dossier, mas ainda não desisti, vou enumera-las:

1) Fazer um curso que atenda a demanda, estava olhando uma faculdade daqui e vi alguns cursos EAD, cursos a distancia, de curta duração que atende bem. Porem, vai demorar 1 ano e meio. Triste.
2) Fazer um curso especifico para o IELTS talvez um intercâmbio, FODA, mais dinheiro pra gastar, e pra dois, por mais que seja um curso de curta duração, não tenho coragem de deixar meu filho.
3) Fazer o francês mais tranquilo, sem correr tanto, a única noticia boa, porque se tenho que fazer um curso aceito, vou ter pelo menos 1 ano pra fazer o TCFQ, ou seja, vou adiar o intercâmbio para o meio de 2014.

Minha nova TIMELINE:

• Setembro 2012: matricula do Matheus no inglês - termino previsto para 2016 (?) Provavelmente WIZARD
• Outubro 2012: inicio do curso de Gestão - termino previsto julho de 2014 (só não sei qual, provavelmente ambiental)
• Janeiro 2013: fase 1.2 do francês e inglês
• Fevereiro 2013 a Junho 2013: fase 1.3 francese inglês
• Junho e Julho 2013: intercâmbio inglês (?)
• Agosto 2013 a novembro 2013: fase 2.1 francês e análise do nível de inglês
• Dezembro 2013 a Fevereiro 2014: Intercâmbio inglês (?)
• Fevereiro 2014 a Junho 2014: fase 2.2 e 2.3 do francês e análise do nível de inglês
• Julho 2014: Formatura
• Setembro 2014 a Fevereiro 2015: intercâmbio francês
• Março 2015: prova IELTS
• Março 2015: prova TCFQ
• Abril de 2015 envio do dossier
• Agosto 2015 a Agosto 2016 - Intercâmbio Montreal
• Nova data para residencia permanente: 2017

O  negócio agora é pedir a Deus pra que até lá, nada de extra-ordinário aconteça. Está enregue nas mãos do meu Senhor estes planos, Ele sabe oque é melhor pra mim, e tenho certeza que Sua vontade é boa perfeita e agradável, então... CONFIO.


Colocando os planos para funcionar:

Hoje já comecei a olhar um intercâmbio para estudar inglês, como estive no salão do estudante já tinha uma ideia que não seria fácil encontrar uma escola que tivesse alguma oferta para criança que não fosse a day care.

Não vou mentir, PQP, e pior que eu imaginei. Não encontrei NADA, no Canada então impossível, a única opção e a da moca do Salão do Estudante, fazendo o pacote Study Family nos EUA, ela me apresentou uma escola que possivelmente faria o mesmo pacote de estudos para mim e para o Matheus (segue a dica pra quem tem filhos), o mesmo e modo de dizer, seria a mesma carga horaria com atividades voltadas para criança. Agora o X da questão, aceita criança acima de 5 anos, ela pediu para mandar um email com a data de aniversário do Matheus para ver se consegue uma liberação para a matrícula dele, era bom de mais pra ser verdade neh!? Vou enviar depois posto a resposta.

Semana que vem faço a matricula na faculdade, estou em duvidas mas até semana que vem já tenho certeza e posto sobre ele.

Bom, por enquanto é tudo.

Até a próxima.


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Palestra


Semana que vem com certeza terei muitas novidades para contar. As palestras sempre são boas e carregadas de informações uteis, quem puder compareça.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Novo Processo

Bom, como já é de conhecimento de quase todos, o processo mudou um pouco (pra não dizer quase tudo) e aos poucos vou postando tudo o que consegui de novidades para que a gente possa, juntos, descobrir se agora vai continuar tranquilo ou se vai ser mais phoda do que nunca.

Quem tiver novidades e quiser ajudar na construção do blog fique a vontade em divulgar sites. Toda ajuda é bem vinda.

Estou preparando uma nova postagem bem bacana com novidades pra gente.

Até breve.


A cidade de MONTREAL.


Bom dia,

Achei este site bem bacana, conta tudo sobre Montreal, acho importante pesquisarmos sobre o local para onde estamos indo (ou pretendemos ir) até mesmo para fazer um bom dossier. O meu está em processo, ia começar a preencher meus papéis hoje, mas como estou pensando em fazer intercâmbio ( você pode conferir tudo em meu outro blog www.bhquebec.blogspot.com ) a menina disse para esperar conseguir o visto primeiro, senão posso não conseguir, lá explico tudo direitinho.

Mas voltando ao assunto, o dossier já está em andamento, quero algo realmente bacana, algo que impressione e mostre que eu sei oque estou fazendo.

Vale a pena conferir.


Segue o site com a reportagem completa: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/montreal.jhtm

Transbordando cultura e com um povo simpático, Montréal é uma das portas de entrada do Canadá
Arte UOL
O Canadá reserva surpresas. Prepare-se para conhecer um país onde nada é igual e, para onde for o seu olhar, ele fará uma descoberta. De pequenos lugarejos a grandes prédios como os encontrados nas metrópoles; de lagos a perder de vista a regiões montanhosas. Um país que aceita dois grandes idiomas: o inglês e o francês. Mas não é só na língua que ele se diferencia, seu povo também é especial.

Segundo maior país do mundo, o Canadá é composto pelas províncias de Alberta, Colúmbia Britânica, Ilha do Príncipe Eduardo, Manitoba, Novo Brunswick, Nova Escócia, Ontário, Quebec, Saskatchewan, Terra Nova e Labrador, Territórios do Noroeste, Yukon e Nunavut. Terra do povo Inuit, e de sua maioria descendentes ameríndios. País da folha de bordo (Maple Leaf) e dos esportes de inverno, o Canadá emociona não só com sua geografia, mas também com sua história.

As terras da província de Quebec foram descoberta pelo francês Jacques Cartier, em 1534, logo batizado de Kébec (passagem estreita). Mais tarde, a província ficou conhecida como Nova França e logo após expandir-se, o rei do país cedeu o território ao controle britânico. O resultado disso foi uma migração em massa de ingleses, irlandeses e escoceses.

Porém esse controle nunca foi aceito por completo pelos franceses. Ainda mais depois do discurso inflamado do então presidente da França, general Charles de Gaulle, em 1967. É comum andar pela província de Quebec e encontrar a expressão francesa em placas de carro "Je Me Souviens" (Eu me lembro, eu me recordo), representando a vontade do povo quebequenho em afirmar a história e a herança francesa na região. O sentimento separatista não foi embora com o passar dos anos. Prova disso foi o resultado do último plebiscito realizado em 1995, onde um pouco mais de 50% da população de Quebec quis permanecer parte do país chamado Canadá.
MONTRÉAL
Beatriz Monteiro/UOL
Rua St-Paul abriga o mercado Bonsecours
Tourisme Montréal
Prédio da La Biosphère d'Environnement Canada
Jean-François Leblanc/Les
A festa Francofolia traz estrelas da música francesa para Montréal
 CONHECE MONTRÉAL? DÊ DICAS
FOTOS DA CIDADE
FRANCOFOLIA


A maior cidade desta província, Montréal, é também a segunda mais populosa do país. Rodeada pelo rio São Lourenço, em seu centro é onde está localizado o "Monte Real". Dividida por ruas bem alinhadas, é fácil se orientar. O sul começa no rio São Lourenço, os números crescem quando se caminha rumo ao norte. O ponto que dividirá as ruas em leste e oeste será o boulevard St-Laurent.

A parte mais antiga da cidade é chamada de Velha Montréal. É também onde encontra-se o porto. Ali, prédios históricos, bons restaurantes e passeios de bicicleta com a família fazem-se presentes. O downtown de Montréal traz também Chinatown e Little Italy, e é onde você poderá respirar mais aliviado, se sua situação ecônomica não permitir muita extravagância, e onde estão os museus da cidade. A região chamada Plateau (Planalto) é um dos lugares mais habitados de Montréal. Casas de estilo vitoriano, cafés, livrarias, galerias de arte e a universidade McGill colaboram para o clima boêmio desse bairro que se estende a dois outros: Mile-End e Outremont. Perfeito para um brunch no domingo. Mais afastada do centro estão as regiões de Cote-des-Neiges, que abriga o morro Monte Real, e Maisonneuve, onde se encontram os parques, como o Jardim Botânico.

Prepare-se para andar. Não há como conhecer Montréal sem uma boa caminhada. Você descobrirá uma cidade cheia de história, com ruas de paralelepípedo, carruagens e muita cultura que transborda pelas ruas. Prepare-se para os mercados a céu aberto e a noite de Montréal. Organize também a sua dieta, pois alguns quilos você deve ganhar. E deixe que a beleza natural, a cultura do lugar e a simpatia desse povo invada seu coração.

GRUPO DE DISCUSSÃO

NO UOL



INFORMAÇÕES E SERVIÇOS


Site do país - canada.gc.ca

Site de turismo do país - www.canada.travel

Site oficial da cidade de Montréal - www.tourisme-montreal.org

Site oficial da parte velha de Montréal - www.vieux.montreal.qc.ca/accueil

Site oficial de turismo do governo de Quebec - www.bonjourquebec.com

Embaixada brasileira - 450 Wilbrod Street, Ottawa, Ontario, tel. 1 (613) 237-1090, fax: 1 (613) 237-6144

Consulado do Brasil em Montréal - 1, Westmount Square, suite 1700, Montréal, Quebec, tel. 1 (514) 499-0968 / 69 / 70, fax: 1 (514) 499-3963, www.consbrasmontreal.org

Idioma - Inglês e Francês

Fuso Horário - Dada a grande extensão territorial, o Canadá possui seis fusos horários, de leste a oeste, com uma diferença de quatro horas e meia de uma costa à outra. Por este motivo, em caso de conexões aéreas entre províncias é importante estar atento aos horários para não perder o voo. Montréal possui três horas a menos em relação ao horário de Brasília. O horário de verão começa no fim de março e termina no começo de novembro. Com isso, Montréal perde uma hora.

DDI - 1

Código de acesso da cidade - 514

Telefone de emergência - 911

Informações turísticas - Para conseguir informações gerais sobre a cidade, disque 311. Nos aeroportos e nos hotéis é comum encontrar guias para acesso a pontos turísticos.

Moeda - Dólar canadense. Veja a cotação da moeda no site economia.uol.com.br/cotacoes.

Taxas - A taxa (tax) cobrada pelo imposto federal chamada "Goods and Services Tax" no Canadá é de 7% e é aplicada sobre o valor da mercadoria comprada e hospedagem. Além disso, há também a taxa provincial de valor variável. É possível obter reembolso da taxa federal. O "Tax refund for visitors" do governo canadense pode ser aplicado a todo viajante estrangeiro. O gasto deverá ser de no mínimo C$ 200 em acomodações e mercadorias, antes da adição das taxas. Vale ressaltar que para mercadorias só são aceitos cupons fiscais no valor maior que C$ 50 (antes da adição da taxa). Tanto no gasto com acomodação, como com mercadoria, o reembolso estará sujeito a algumas condicionalidades. Não há reembolso para prestação de serviço com restaurantes e na compra de bebidas. Mercadorias como o cigarro e combustível não fazem parte. Vale lembrar que mercadorias consumidas ou deixadas no país também não poderão ser reembolsadas. Para abrir o pedido de reembolso é preciso obter um formulário intitulado "Tax Refund for Visitors", que pode ser obtido nos aeroportos, na embaixada ou consulado canadense. E também pela internet através do site www.cra-arc.gc.ca. Depois do cálculo, envie o formulário para "Canada Customs and Revenue Canada":

Visitor Rebate Program
Canada Customs and Revenue Agency
Summerside Tax Centre
Summerside PE
Canada C1N 6C6
O visitante terá um ano para encaminhar a solicitação.

Gorjeta - Nos restaurantes, é comum deixar 15% do valor da conta. Uma dica para não se surpreender com o valor total é fazer o cálculo com as porcentagens de gorjetas e taxas.

É comum "tipar" serviços de lavanderia, delivery e até carregadores de mala (C$1 para cada mala). Não é muito comum dar gorjeta a taxistas. Em bares, ao pedir no balcão, costuma-se deixar C$ 1 ou C$ 2 por bebida, independentemente do seu custo.

Telefone - Em todas as estações de metrô, trem e nas ruas também. Funcionam à base de moeda.

Correio - 157, rue Saint-Antoine Ouest, tel. 1 (514) 3931664

Internet - A maioria dos cafés da cidade tem internet Wi-Fi

Segurança - Montréal é uma cidade muito segura, até no metrô

Voltagem e tomadas - 110 volts

Quando ir - Na primavera que começa a partir do fim de abril, no começo do mês de maio e no outono. Essas são as estações em que a cidade é mais procurada por visitantes.